sábado, 1 de junho de 2013

Jimmy Corrigan de Chris Ware


Jimmy Corrigan, O menino mais esperto do mundo do jornalista Chris Ware, é uma  belíssima obra, feita com muito capricho e com uma ótima qualidade de impressão, que já fica registrado os meus parabéns a editora Quadrinhos na Cia. (um selo da editora Companhia das Letras somente para quadrinhos), principalmente pelo seu empenho em atender as exigências do autor em querer lançar a edição brasileira conforme a original. americana.

Considerado pela crítica especializada, um dos melhores HQs modernos já lançados em todos os tempos, não vá se assustando achando que é um exagero estar colocando esta obra em um patamar tão elevado. Principalmente pelo conjunto da obra, que este trabalho está entre os quadrinhos modernos mais bem feitos que eu já vi. A qualidade gráfica e toda a sua temática usada por Ware para contar a história é mesmo de se impressionar, até leitores que estão familiarizados com campanhas publicitárias e design gráfico, digo isso em referência aos excelentes recursos empregados neste HQ.



A obra narra a história de Jimmy Corrigan (qualquer semelhança com a vida do autor é mera coincidência...rss), um homem de 36 anos que possui uma  grande dificuldade em se relacionar com outras pessoas e principalmente em lidar com as pessoas que ele convive, como a sua mãe, os colegas de trabalho e seu pai que acaba conhecendo no decorrer da história. Não vou me prolongar muito falando sobre a vida de Jimmy e suas emoções e frustrações enfrentadas no decorrer da sua vida, mas no modo como Ware consegue contar isto em forma de desenhos, a primeira vista parecem ser simples e com poucos argumentos, do tipo quadrinhos silenciosos com mais imagens e poucas palavras, mas após percorrer algumas páginas o leitor já começa a se deparar com um sublime de imagens coloridas com tons pastéis e um ar de desenhos infantis e sua temática moderna e contemporânea, bem redundante conforme o livro, mais super atual.

Com um perfeito trabalho de diagramação e até alguns gabaritos para construção e preparação de alguns jogos e brinquedos. Ware apresenta com maestria as várias possibilidades e tipos de linguagem que podem ser  usadas na elaboração de um HQ moderno, Jimmy Corrigan está entre os mais fantásticas obras, já lançadas em toda a história dos quadrinhos modernos, pelas inúmeras fontes utilizadas e a arquitetura de sua temática. 


A maior parte dos quadrinhos denominados modernos, não são considerados modernos somente pelos bons argumentos existentes em sua obra, e sim pela presença de uma temática mais complexa, e que possivelmente os leitores pouco familiarizados com este tipo de linguagem, não terão uma boa compreensão da história em sua leitura, trazendo uma insatisfação após a sua leitura, e esses leitores na sua maioria desperdiçam a maior parte do seu tempo criticando os bons livros em fóruns de literatura, comentários sem fundamentos, pois na verdade não entenderam a idéia do autor. A dica é "Leia, entenda, reflita e depois comente sobre isto", se pular alguma etapa, a sua opinião não terá grande valor.

O cartunista norte-americano Chris Ware nasceu em 1967 em Omaha, Nebraska. É vencedor de diversos prêmios em variadas categorias, entre eles o Eisner (2001) de melhor álbum gráfico e o Harvey (2006) de melhor cartunista.  Ele ainda faz publicações na aclamada revista em série Acme Novelty Library pela editora Fantagraphics.

Sem dúvidas é um HQ que não poderá faltar na sua estante, principalmente dos amantes da nona arte, vale a pena conferir e se deliciar a cada página, Jimmy Corrigan, O mennino mais esperto do mundo entra para a vanguarda dos quadrinhos modernos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians