quarta-feira, 11 de julho de 2012

Derrotista de Joe Sacco



Derrotista do jornalista e quadrinista Joe Sacco é uma coletânea dos primeiros trabalhos realizados no inicio de  sua carreira, entre os anos de 1988 e 1992 na revista Yahoo, basicamente se trata de uma coletânea com varias história curtas recheadas com um humor ácido e sarcástico, que muitos leitores  e admiradores ainda não conheciam este outro lado de Sacco e para aqueles que não conhecem servirá para se acostumar com os traços do autor.

Sacco é considerado o pioneiro do Jornalismo em Quadrinhos pelo seu trabalho realizado sobre a guerra na Palestina e acabou se tornando mundialmente conhecido por está belíssima obra.

Derrotista fala muito sobre as experiências de vida de nosso autor, quando trabalhava em uma biblioteca e até mesmo quando participou de uma viagem inusitada como ilustrador para uma banda de rock, são muitos momentos hilariantes, contados por ninguém menos que Joe Sacco, que torna as suas histórias muito mais realistas.

Joe Sacco nasceu em Malta. Formou-se em jornalismo na Universidade de Oregon(EUA). Seguindo o gênero Jornalismo em Quadrinhos, Sacco mistura desenhos elaborados e realistas com caricaturas de figuras humanas inclusive de si próprio, que ele teima em desenhar com 'lábios de Mick Jagger', seu maior ídolo.

Joe Sacco vive em Nova Iorque, onde ganha a vida como quadrinista e jornalista. Sacco fez o bacharelato em 1981; no final de 1991 e início de 1992, passa dois meses em Israel e nos territórios ocupados, viajando e fazendo anotações. Quando finalmente regressa a Portland, em 1992, pretende divulgar o que tinha testemunhado e ouvido durante a sua aventura no Médio-Oriente, combinado as técnicas da reportagem in loco com a narrativa das histórias em quadrinhos, para explorar aquela pesada situação emocional. O resultado foi Palestina, Uma Nação Ocupada, publicado em Janeiro de 1993 nos Estados Unidos e em 200 no Brasil.

Desde que foi publicado, Sacco tem sido elogiado pela profundidade da sua pesquisa, pela sensibilidade com que tratou um assunto tão delicado, e pela maestria exibida nos seus dinâmicos e sofisticados argumentos e narrativas ousadas. Palestina foi considerado Melhor Nova Série pela Harvey Awards, recebeu um American Book Award e foi amplamente citado em publicações como The Utner Reader (Sacco é um engenhoso contador de histórias), e o Washigton City Paper (...um dos mais profundos e pungentes tratados sobre o Oriente Médio...).

Em Maio de 2000, Sacco terminou a sua primeira grande obra depois de Palestina: um exaustivo álbum sobre um pequeno enclave muçulmano na Sérvia, chamado Área de Segurança: Gorazde, inspirado pelas suas recentes viagens na região devastada pela guerra. Publicado em 2000 nos Estados Unidos (publicado no Brasil em 2001), o livro colocou Sacco em um patamar de celebridade midiática, com enorme cobertura da revista Time, do New York Times, NPR, The Los Angeles Times Book Review, ede dezenas de outras publicações. E essa receptividade acompanha os trabalhos de Sacco, seja na Europa, seja no Brasil, onde o trabalho de Sacco já ganhou vários HQ Mix, por exemplo, e vem sendo usado exaustivamente em universidades e colégios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians