quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vida Louca de Jaime Martín


Vida Louca de Jaime Martín é a história de Vicen um jovem que acaba de se mudar para L'Hospitalet de Llobregat um bairro da periferia de Barcelona, em meados dos anos 80. Numa Espanha recém-democratizada e mergulhada na crise econômica, a realidade dos jovens nos bairros operários não é muito diferente daquela das grandes cidades do Terceiro Mundo. 

Sem muitas pespectivas de ascensão social e poucas opções de lazer, acabam se dedicando quase exclusivamente ao consumo de álcool e drogas e a pequenas contravenções. Porém, como toda criança que brinca com fogo, cedo ou tarde acabam correndo o risco de se queimar.

Cercado pela violência e constantemente assediado pela criminalidade. Quando decide que a escola não faz parte de seus planos para o futuro, vê-se diante de um grande dilema: partir para o trabalho duro e mal pago ou ceder à tentação do dinheiro fácil?

Sempre inquieto em busca de uma resposta e de um caminho a seguir, Vicen vai sentir na pele que, para quem sempre viveu na pior, nunca é fácil resistir aos encantos da Vida Louca.


Pancadaria, Drogas, Sexo e Rock and Roll são os ingredientes principais desta história,Vida Louca, considerada a obra-prima do quadrinista espanhol Jaime Martín, narra o cotidiano de Vicen, recém-chegado ao bairro e obrigado a encontrar seu espaço em meio à profusão de gangues locais. Embalado pelo vibrante rock'n'roll da cena underground de Barcelona como as bandas Barricada e Ramocín.

Envolvido por circunstâncias que parecem sempre jogá-lo no olho do furacão, Vicen logo vai descobrir que, entre o mundo da delinquência juvenil e o dos grandes criminosos, existe uma barreira que nem sempre vale a pena ultrapassar.

Está edição foi publicada na íntegra com as três partes da saga de Vicen, que ganhou o prêmio de Autor Revelação do VIII Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona, em 1990 e foi lançado primeiramente com o nome Sangue no Bairro e saiu como o sétimo volume de Grandes Aventuras Animal - série de especias da lendária revista da VHD Diffusion.

Sangue de Bairro é a primeira parte, Purgatório tem nove páginas e serve como prelúdio para a segunda parte Sangue de Bairro II e a terceira parte Nunca Nada é o desfecho da trama, o único com um final forte a ponto de ser definido.

Desenhos muito bem feitos em nanquim sobre papel branco, vale a pena conferir a qualidade dos quadrinhos modernos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians