domingo, 6 de maio de 2012

Mr. Natural de Robert Crump


Mr. Natural de Robert Crumb, é considerado o personagem que teve mais destaque na carreira de Crumb, Mr Natural é uma sátira as pessoas que sempre queriam seguir os gurus nos anos 60.

Segundo a biografia descrita por Robert Crumb, Mr. Natural teria se envolvido no tráfico de bebidas durante a lei seca, teria criado um "santo remédio" em 1925 ao mesmo tempo em que se inventava como Dr. Von Natürlich. pois de um período na cadeia, reaparecu como o mágico Mr. Natural, o Magnífico.

A carreira de Mr. Natural também foi curta e escandalosa. Então se tornou músico e virou um grande sucesso entre as big bands com a Mr. Natural e seus Libertinos Líricos. Ficou rico, mas subtamente abandonou tudo para se tornar um andarilho, junto com outros tantos vagabundos da América. E, depois, dizem que andou pelo Oriente Méio, China, Tibet e Afeganistão, onde trabalhou como taxista. Por fim, o encontramos cercado de discípulos na Califórnia.

Mr. Natural é grande sucesso e segue a linha da revista MAD e do movimento contracultura que trouxe inúmeras inovações e sempre fazendo severas críticas humorísticas, e está obra também faz parte das revistas que quebravam a regra de se falar somente de super-heróis e que tudo nos Estados Unidos era lindo e perfeito. Um grande clássico das histórias em quadrinhos e que faz parte das HQ que revolucionaram os lançamentos undergrounds e diz a lenda que a primeira impressão de Robert Crumb foi paga em troca de duas vitrolas e eram vendidas nas ruas pelo próprio Crumb e a sua esposa, que colocavam os exemplares dentro de um carrinho de bebê e saiam pelas ruas para vender.

No Brasil foi lançado pela editora Conrad, que também lançou outros quadrinhos de Robert Crump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians