sábado, 8 de setembro de 2012

Maus de Art Spiegelman



Maus de Art Spiegelman, uma das melhores narrativas feitas sobre a história do Holocausto, totalmente em quadrinhos. Uma obra que comove e surpreendente, por tão grande a genialidade em que ela foi concebida. A obra narra a história de Vladek o pai de Spiegelman e sua experiência vivida na 2º Guerra Mundial como prisioneiro nos campos de concentração e os desafios enfrentados para não ser capturado pelos nazistas, existe também uma história paralela, que é do autor entrevistando o seu pai, que está com sua saúde debilitada e com problemas com a sua atual esposa e neste paralelo ele apresenta as dificuldades e problemas no relacionamento entre ambos. 

Spiegelman retrata os nazistas como gatos, os judeus como ratos, os poloneses como porcos e os americanos como cães, uma ótima analogia com os animais e seus comportamentos apresentados no decorrer da história. Como toda boa obra, existe as suas particularidades e curiosidades e tratando-se de Maus não seria diferente, pois o nome da obra Maus, é a representação fonética da palavras mouse que significa ratos em inglês.


Maus de Art Spiegelman, está entre as melhores Graphic Novel já lançados de todos os tempos, e  única vencedora do prêmio Pulitzer, está maravilhosa obra foi re-lançada pela Quadrinhos na Cia. (um selo da editora Companhia das Letras para o lançamento de quadrinhos), conforme já foi dito em outros post mais vale a pena frisar. 

A Quadrinhos na Cia. está lançando ótimos quadrinhos nos últimos anos e está mostrando que quer levar a sério o que se diz respeito a quadrinhos de temática adulta e nos últimos anos já lançou Persépolis de Marjane Satrapi, Jimmy Corrigan de Cris Ware, Asterios Polyp de David Mazzuchelli, Maus de Art Spiegelman, entre outros e quero destacar que estes HQ citados são considerados biblioteca básica para o leitor de bons quadrinhos modernos e alternativos ou seja, não devem faltar na sua prateleira ou no seu leitor de livros digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians