quinta-feira, 26 de julho de 2012

Asterios Polyp de David Mazzucchelli


Asterios Polyp de David Mazzuchelli, conta a história de um grandioso arquiteto, um profissional com alto conceito devido aos seus incríveis projetos, que infelizmente nunca chegaram a sair do papel. Polyp leciona em uma Universidade e já escreveu alguns livros e principalmente condiciona uma arrogância impressionante, que não consegue parar de esnobar os seus conhecimentos.

O livro é narrado pelo seu irmão gêmeo Ignácio que acabou morrendo no momento do parto da sua mãe. A narrativa começa no bagunçado quarto de Polyp, que acabará de completar 50 anos de idade,   ele está assistindo algumas fitas de vídeo, o leitor deve prestar a atenção em todos os detalhes, pois tudo que é apresentado faz parte do contexto para a formação da história, e neste exato momento seu apartamento é atingido por um raio e acaba causando um incêndio em seu apartamento e para fugir do fogo com o pouco tempo que lhe resta, ele só tem tempo para pegar alguns pertences. 


Asterios Polyp possui excelentes argumentos e uma temática muita bem aplicada, que acaba deixando fácil o entendimento até mesmo para os leitores pouco familiarizados com esse tipo de leitura e será de grande influência para novos quadrinhos a serem lançados futuramente. As história é conduzida com maestria e vários viagens pelo o passado de Polyp são apresentadas para dar explicações sobre a sua vida. Asterios Polyp é uma obra genial e deve ser apreciada por todos que gostam de um HQ com uma temática super moderna.

David Mazzuccchelli demorou 10 anos para conceber está belíssima obra, e o resultado está estampado em cada pagina desse livro, em suas paletas de cores devidamente empregadas para cada momento da vida de nosso personagem. Um livro fantástico que utiliza as inúmeras variantes existentes para contar uma história na forma de quadrinhos. Com referências que dispensam comentário como, Odisséia, Orfeu, Eurídice, entre outras, com isso acaba deixando a obra muito mais completa.


Asterios Polyp logo ao ser publicada nos Estados Unidos foi imediatamente considerado uma das mais importantes obras e ganhou os prêmios Eisner e Harvey, o que já demonstra a qualidade  desse HQ e podendo até ser colocado no mesmo patamar de quadrinhos como Jimmy Corrigan, o menino mais esperto do mundo. Está é mais uma obra prima lançado pela Quadrinhos na Cia. (um selo da editora Companhia das Letras para o lançamento de Quadrinhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians